22/01/2009

Pega Ladrão!

A mídia sempre fala para não reagirmos aos assaltos, para deixar os bandidos levarem o que quiserem e facilitar o trabalho deles.
Não estou querendo defender lado nenhum, mas pensa em uma coisa:
Será que os bandidos seriam tão folgados e tão caras de pau se a população fosse armada e/ou reagisse às suas investidas?
Você, que deixaria um ladrão maltratar um estranho do seu lado, ficaria indiferente se fosse sua esposa, ou sua filha?
Penso que existem muitos problemas que só serão resolvidos quando a sociedade se organizar e começar a tomar as providências.

7 comentários:

Quintanilha F R disse...

rs ... sabe que existem casos de assaltos mal sucedidos devido a reações inesperadas das vítimas ... mas que fique claro que isto são casos raros. Não seria muito inteligente reagir contra alguém que está armado ... e muito mais assustado que você.



abraço

Flavio Quintanilha disse...

Eu achei que vc fosse deixar a discussão para o meu Kantinho, mas já que respondeu aqui, vou responder aqui também!

Eu concordo com o que você disse.
Só que o que acontece é que o bandido tem a certeza da não reação da vítima, e isso lhe dá mais segurança, até para fazer o roubo sem arma alguma.
A questão é: Se ele tivesse pelo menos a dúvida quanto ao sucesso do seu ato, será que ele o faria?
Se a punição fosse mais severe, será que ele seria tão corajoso?
É isso!

Valeu o comentário!

Quintanilha F R disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flavio Quintanilha disse...

Existem algumas ruas onde as pessoas se organizaram e todos compraram apitos. Quando um deles vê algo acontecendo começa logo a apitar e todos saem para as janelas com seus apitos também. Não é uma reação violenta, mas assunta o ladrão e o faz fugir. Essa é uma das possíveis alternativas.
O que você acha?

Quintanilha F R disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

ladrao é ladrao em qualquer lugar, vc reagindo ou não... qtas pessoas nao morrem diariamente por reagir um assalto? acho a maior besteira a pessoa reagir, pois a vida vale muito mais que qquer bem material.. e outra, qdo a midia fala pra pessoa nao reagir é pra sua propria segurança e não pra facilitar a vida do bandido... qto aos apitos isso existe em ctba e funciona, mas para eles fazerem isso estao em lugares seguros e ate citaram que nao reagiriam a qquer tipo de assalto, portanto andar armado e enfrentar bandido nao resolveria nada...

Flavio Quintanilha disse...

Oi Fran.
Eu sei que o que a mídia fala é para o nosso bem.
E sei que a vida humana tem muito valor também. Não questiono isso.
Eu só acho, que se o bandido tivesse medo, talvez aqueles pequenos furtos, ou roubos pequenos feitos na rua diminuíssem, pois o bandido passaria a ter medo de ser pego pelas próprias pessoas que estão próximas.
O apito não é para ser usado por quem está sendo assaltado, e sim por quem está vendo o assalto, para assustar o bandido e alertar os outros de que está acontecendo algo errado e todos se prepararem.
Eu acho que é uma solução barata e eficiente.
Obrigado por participar! ;)