01/12/2008

Empregos pra quem?


É impressionante! Começamos o mês de dezembro com mais de 130 vagas de emprego ofertadas no SINE. Nenhuma para quem tem formação superior.
O mercado está chegando em um ponto onde surgem dois cenários:
Ofertas de emprego sem exigência de qualificação e ofertas de emprego que exigem muita qualificação. No primeiro caso, o que acontece com o mercado, é que a grande maioria das vagas ofertadas não exigem qualificação praticamente nenhuma, mas contam muito nas estatísticas de emprego do governo, apesar de não gerar riquezas, nem aquecer a economia, já que, sem exigir qualificação, os empresários contratam quem trabalha pelo menor salário.
Do outro lado estão as empresas que investem em inovação, que estão importando profissionais, pois não encontram mão-de-obra qualificada para o trabalho aqui na região.
Aí complica tudo, pois quem trabalha em empregos que pagam muito pouco, não investe o pouco que ganha em cursos e livros, e dessa forma não consegue se qualificar para os "bons empregos", que acabam ficando com profissionais que muitas vezes vieram de outras cidades.
E agora?
O que se pode fazer para mudar esse cenário?
Eu poderia passar horas escrevendo sobre esse assunto, mas vou tentar ser breve:
Primeiro a educação tem que ser de qualidade desde o começo. Na minha opinião, assistencialismo não gera riqueza e muito menos desenvolvimento. Dessa forma, a mádio prazo, acaba a necessidade de regimes de cotas nas universidades e nos concursos por exemplo.
Depois, os professores devem estar motivados e devem ser muito bem pagos. Mas também muito bem exigidos! Não adianta uma pessoa feliz, que ganha bem e não trabalha direito depois de passar em um concurso (em outro post eu falo sobre o que eu penso sobre os concursos).
Além disso, se fazem necessárias políticas de incentivo à cultura e à formação profissional.
Tem gente que se forma sem nunca ter lido um livro inteiro na vida! (eu sei que você não estranhou essa frase, mas deveria!)
Também não adianta só estudar. O profissional precisa se manter ativo no mercado.
Tem gente que é extremamente qualificado e não tem experiência profissional nenhuma.
Essas pessoas acabam caindo em um espaço vazio do mercado.
Pensa bem: Você contrataria sem peso na consciência uma pessoa para ganhar uns R$3.000.00 e ocupar um cargo de liderança na sua empresa, sem que ela tenha experiência nenhuma? Claro que não! Do mesmo modo que não contrataria um Doutor para trabalhar na recepção. (claro que é exagero essa do Doutor, mas deu para ilustrar a idéia.)
Mais alguma sugestão?
Mais alguma opinião?
Obrigado a todos!

Nenhum comentário: