11/12/2008

Festinha no HU (parte 2)

A AML aprovou a atitude da UEL em não permitir que se formem os 14 alunos que promoveram a festa dentro do Hospital Uniiversitário de Londrina.
Muito legal, muito bonito...
Mas e agora?
O que vai acontecer?
Eles vão voltar pra faculdade?
Vão resolver na justiça e ficar por isso mesmo?
Precisamos acompanhar esse caso.
Eu não gostaria MESMO de ser atendido por um médico desses. Mesmo que se passem muitos anos e que ele faça cursos de cidadania, assista palestras de responsabilidade e faça serviços voluntários para pagar pelo desrespeito.
De qualquer forma, segue a carta enviada pela AML à reitoria da UEL:

"A Associação Médica de Londrina vem a público parabenizar o Conselho Universitário como um todo e o Reitor Wilmar Marçal em particular, pela decisão madura e responsável de reavaliar a certificação dos estudantes de Medicina que promoveram os lamentáveis fatos no ambiente do Hospital Universitário de Londrina, e que já tinham mostrado seu caráter ao boicotarem o exame do ENADE.

A Universidade Estadual de Londrina, desde a sua fundação, tem formado profissionais com capacidade para serem inseridos no mercado de trabalho, e tem sido um dos pontos de referência para a nossa Londrina. Em decorrência deste fato, de sua função e de sua missão, não pode se omitir diante de fatos deploráveis como este praticado por um grupo de alunos que vem boicotando o curso de Medicina desde há mais de um ano.

A responsabilidade, o sentido de humanidade, o respeito às leis e às pessoas, devem ser características marcantes de qualquer profissional, mas, quando se trata de um médico, o profissional que está em contato íntimo com as dores, com os anseios, com os receios, com os medos e com as fraquezas que todos nós sentimos quando a saúde está abalada, estas características necessitam ser mais marcantes. O médico necessita ser o amparo, ser a força do doente, e para isto necessita ter caráter.

A UEL, no pensamento da diretoria da AML, não entrega diplomas apenas, e sim a permissão para exercer uma profissão. É responsável por aquele profissional que formou, portanto é legítimo que avalie, além das qualificações de conhecimento e técnica, a personalidade, o caráter do aluno a ser profissionalizado.

Quantos aos alunos envolvidos, estes terão oportunidade de ao se colocarem no lugar dos doentes, dos funcionários do HU, dos professores e dos demais colegas de turma, avaliarem sua relação com o mundo, sua presença entre os demais seres humanos e o seu merecimento de virem a ser chamados de médicos.

Associação Médica de Londrina

Antonio Caetano de Paula - presidente

Londrina, 10 de dezembro de 2008"

Nenhum comentário: